Modelos de cor
Olá a todos hoje vou abordar mais um tema os "Modelos de cor"
Modelos de Cor
Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor.
Antes de serem descritos alguns modelos, convém diferenciar modelo aditivo de subtrativo. O modelo utilizado para descrever as cores emitidas ou projetadas é considerado aditivo e para as cores impressas é considerado subtrativo.
Modelo Aditivo
Modelo utilizado para descrever as cores emitidas ou projetadas, por exemplo as cores que são emitidas por uma fonte de luz. Num modelo aditivo, a ausência de cores e representada pela cor preta, enquanto a mistura das cores vermelho, verde e azul indica a cor branca. O modelo aditivo explica assim a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
Modelo Subtrativo
Modelo que serve para descrever as cores impressas, por exemplo as cores que estão numa pintura. Num modelo subtrativo as misturas das três cores acima referidas representam-se pela cor preta uma vez que são absorvidos os comprimentos de onda. À ausência de luz designa-se por cores brancas porque as cores não são absorvidas e sim refletidas. O modelo subtrativo explica assim a mistura de cores para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de o nda da luz.
Modelo RGB
Este modelo utiliza luz para produzir cor, a sua gama inclui cores néon.
Uma grande percentagem do espectro visível pode ser representada pela mistura de luz vermelha (R), verde (G) e azul (B) em diversas proporções e intensidades. Quando estas tonalidades se cruzam, produzem o ciano, magenta, amarelo e branco. As cores RGB são chamadas de aditivas, porque elas combinam-se para formar o branco. Cores aditivas são utilizadas para iluminação, vídeos e monitores.
Modelo CMYK
É um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black).
O modelo CMYK é um modelo subtrativo, que descreve as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão: ciano, magenta e amarelo. A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores, e esta resulta da sobreposição das cores primárias. Baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflete parte do espetro da luz e absorve outros.
Modelo HSV
É definido pelas grandezas tonalidade (Hue) , saturação (saturation) e valor (value). A tonalidade ou matriz é a cor pura com saturação e luminosidade máxima que se exprime num valor angular entre o 0º e 360º.
A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida ou forte e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. Uma cor saturada ou pura não contém a cor branca nem a cor preta. O valor traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, ou seja, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém.
Modelo YUV
Guarda a informação de luminância separado da informação de crominância ou cor. Por isso, é definido pela componente da luminância (Y) e pela componente da crominância ou cor (U= blue-Y e V= red-Y). Com este modelo é possível representar uma imagem a preto e a branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária em outro modelo.
Este modelo permite uma boa compreensão dos dados, uma vez que permite que alguma informação de crominância seja retirada sem implicar grandes perdas na qualidade de imagem.
Espero que tenham gostado e que tenham percebido os diferentes tipos de modelos de cor e que utilizem cada um deles da forma mais acertada.
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