Boa tarde caros leitores!
Hoje venho abordar mais um tema sobre informática. Vou falar sobre o conceito de multimédia digital e a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada.
Começando por analisar etimológicamente a palavra multimédia
Multi- vem da palavra latina multus e significa múltiplo ou números
Media- plural da palavra latina medium que signifca meio ou centro.
A Multimédia Digital refere-se à utilização de vários meios de forma simultanea na transmissão de informação tais como textos, imagens, vídeos, áudios, gráficos e textos que são processados por computador e depois podem ser armazenados e transmitidos sob a forma digital. A comunicação multimédia facilita a compreensão e a aprendizagem, já que é bastante parecida com a comunicação humana cara a cara.
“Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio ou animação).”
Fluckiger, 1995 e Chapman & Chapman, 2000
Realidade Virtual
Quando se fala em Realidade Virtual (RV), muitos de nós pensamos em filmes de ficção científica. No entanto, a verdade é que, hoje em dia, é uma tecnologia que combina totalmente com nosso dia a dia.
A Realidade Virtual (RV) é um ambiente — gerado por meio de um computador — com cenas e objetos que parecem reais, fazendo com que os usuários se sintam imersos nessa realidade. Esse ambiente é percebido através de uns óculos ou capacete de Realidade Virtual.
Na realidade virtual a imersão, a interação e o envolvimento constituem os
aspetos básicos necessários à sua implementação.
A realidade virtual atualmente é utilizada em setores como a medicina, cultura, educação e arquitetura.
A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. O termo foi criado em 1992 pelo cientista e pesquisador Thomas P. Caudell durante o desenvolvimento de um dos aviões mais famosos do mundo: o Boeing 747.
A ideia da RA é aumentar o seu conhecimento imediato do mundo ao seu redor. Para isso, insere informações curtas, diretas e relevantes nele. Isso permite maior interação e aumenta as possibilidades de execução de tarefas.
A origem da realidade aumentada são os códigos de barras em duas dimensões (os códigos QR). Eles surgiram quando os códigos de barras ficaram limitados para a necessidade de inserir mais informações levou à criação de códigos 2D para garantir o armazenamento de mais informação.
Com os códigos bidimensionais é possível projetar objetos virtuais em uma imagem do mundo real de forma a oferecer mais informações, expandir as fronteiras da interatividade e possibilitar o uso de novas tecnologias.
Espero que tenham gostado deste tema! Até à próxima 😊
Imagens:
Comentários
Enviar um comentário