Desinformação, "Deepfake" e "Fake News"

 Olá a todos! 


Uma das características mais marcantes da era em que vivemos é precisamente a informação e a forma como ela é trabalhada, como circula e é difundida (imprensa, televisão, publicidade, meios informáticos, etc.)” deste modo é fundamental uma utilização correta e mais proveitosa possível destes meios. 




Embora, nem sempre se verifique a utilização correta da Internet. Assim 
pode surgir desinformações, isto é, a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir ao erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido.

Ultimamente têm-se intensificado as atividades de desinformação relacionadas com o surto de Covid-19 e por isso as instituições da UE têm trabalhado no sentido de aumentar sensibilização para os perigos da desinformação e promover o recurso a fontes confiáveis. 


Deepfake 






Devido ao avanço da tecnologia surge o Deepfake. Este termo provêm da junção de "Deep learning" e "Fake". Consiste na manipulação de imagens e/ou vídeos. Está a atingir um novo nível visto que , graças à inteligência artificial é cada vez mais fácil criar vídeos falsos com resultados muito  realistas. Esta técnica já permitiu a criação de montagens de vídeo, discursos falsos e até conteúdo pornográfico com celebridades e políticos influentes.

 


Fake News



O que são as fake news? Como acontecem? Como chegam a tanta gente? Porque
são uma ameaça às democracias?


"Fake News"  termo em português que significa notícia falsa. Todos os dias vemos ou ouvimos falar com notícias ou informações falsas divulgadas nas redes sociais. 
Existem vários motivos que levam um autor a criar estas notícias absurdas são utilizadas principalmente para que se ganhe lucros com a publicidade digital. 

No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. 

Estas fake news são partilhadas nas redes sociais de modo a atingir uma quantidade elevada de indivíduos, apelando ao seu lado sensível, levando-os a apoiar ou combater realidades políticas, partidos, instituições públicas, entre outros.



Para concluir apelo a vossa atenção para que não as partilhem mas sim denunciem assim que identifiquem para que, deste modo tenhamos acesso uma informação mais credível. 
Obrigado 





Webgrafia

https://www.consilium.europa.eu/pt/policies/coronavirus/fighting-disinformation/


Imagens

https://images.app.goo.gl/9hchSXFoy8BR72Ak9

https://images.app.goo.gl/rwL8GKgSPG9aLgJx6

https://images.app.goo.gl/YZyEuSNediY6JJuNA



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Introdução à programação (Ficha 3/4)

Biometria