Cidadania Digital
Olá leitores
Hoje gostaria de abordar um tema muito importante visto que vivemos numa sociedade muito ligada aos meios virtuais. A cidadania digital é um conceito usado constantemente por toda a sociedade, é o uso da tecnologia de forma responsável por parte das pessoas. Ajuda a reforçar as competências necessárias para tirarmos o máximo partido das novas tecnologias. Por um lado ajuda a evitar os problemas do mau uso das ferramentas digitais, e por outro lado ajuda a tirar o máximo proveito das imensas potencialidades positivas que os novos meios digitais nos disponibilizam. Mais do que saber usar uma dada aplicação ou nova tecnologia, importa refletir sobre o seu impacto na nossa vida, tomar consciência das alternativas reais que existem e tomar decisões informadas, conscientes e coerentes.
-Quem Desenvolveu o Conceito de Cidadania Digital?
Mike Ribble, um professor dedicado à Cidadania Digital, cujos conceitos são voltados para a educação, mas são importantes para quem usa tecnologia, definiu nove elementos para a Cidadania Digital:
- Lei Digital
A lei Digital trata da ética da tecnologia na sociedade. O uso não-ético manifesta-se sob a forma de roubo e/ou crime. O uso ético manifesta-se respeitando as leis da sociedade. Os utilizadores precisam de compreender que roubar ou causar danos ao trabalho, identidade ou propriedade online de outras pessoas é um crime. Existem certas regras da sociedade de que os utilizadores têm de estar cientes numa sociedade ética. Estas leis aplicam-se a qualquer pessoa que trabalha ou se diverte online.
- Acesso digital
Todas as pessoas, sejam elas quem forem, devem ter um acesso equitativo à tecnologia. Essa acessibilidade deve ser possível a todos os pertencentes, ou seja, a cidadãos de diferentes classes, favoráveis, regiões e faixas etárias, configurando-se como igualitária e equilibrada. É dos elementos mais importantes a nível social pois visa o combate à exclusão digital.
- Etiqueta digital
Normas ou procedimentos de conduta adequados ao meio digital.
Consiste num conjunto de padrões que devem orientar procedimentos e condutas nos meios digitais. Fazem parte do elemento da cidadania digital o uso de linguagem apropriada ao grau de formalidade e à rapidez da interação, o tipo de exposição própria e dos outros, assim como as formas de comportamento.
- Comunicação digital
A comunicação digital veio revolucionar a formas das pessoas se relacionarem. No século XIX, as formas de comunicação eram limitadas. No século XXI, as opções de comunicação explodiram oferecendo uma ampla variedade de escolha (por exemplo, correio eletrónico, telemóveis, mensagens). O alargamento das opções de comunicação digital mudaram tudo porque as pessoas são capazes de se manter em comunicação constante com qualquer outra pessoa. Agora todos têm oportunidade de comunicar e colaborar com qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora, o que é útil não só para a aproximação entre elas, mas também para atividades comerciais, educacionais e de utilidade pública.
- Literacia digital
o processo de ensinar e aprender sobre a tecnologia e sobre o uso da tecnologia.
A Literacia digital corresponde aos processos de aprendizagem e ensino relativos às propriedades e aos usos dos recursos tecnológicos. É importante que todas as pessoas conheçam as tecnologias disponíveis e as suas funções, tendo em vista os seus interesses e objetivos.
- Comércio digital
Diz respeito às transações de compra e venda de produtos e serviços que são feitos pelo meio do ambiente digital. Como uma estratégia para facilitar e tornar mais barato as compras, ao mesmo tempo em que aumenta conforme as vendas, os negócios digitais são vantajosos, mas devem ser feitos apenas em sites seguros . A disponibilidade geral da compra de brinquedos, vestuário, automóveis, alimentos, etc. através da Internet tornou-se comum para muitos utilizadores. Simultaneamente, surge uma quantidade equivalente de bens e serviços ilegais / imorais, tais como a pornografia e os jogos de azar.
- Segurança digital (auto proteção)
Em qualquer sociedade há indivíduos que roubam, desfiguram ou perturbam outras pessoas. O mesmo é verdade para a comunidade digital. Confiar nos outros membros da comunidade não é suficiente para a nossa própria segurança. Nos nossos lares, colocamos fechaduras nas nossas portas e alarmes de incêndio nas nossas casas para fornecermos algum nível de protecção. O mesmo deve acontecer com a nossa segurança digital. Precisamos de ter protecção contra vírus, cópias de segurança dos nossos dados e mecanismos de controlo de surtos nos nossos equipamentos. Como cidadãos responsáveis, devemos proteger a nossa informação de forças exteriores que podem causar perturbações ou danos.
- Saúde e bem estar digital
Trata-se de estabelecer um relacionamento saudável com a tecnologia.
A segurança da visão, lesões por esforço repetitivo e boas práticas ergonómicas são questões que precisam de ser abordadas num novo mundo tecnológico. Para além dos problemas físicos, estão aqueles problemas psicológicos que se estão a tornar mais prevalentes, tais como a dependência da Internet. Os utilizadores precisam ser ensinados que há perigos inerentes à tecnologia.
- Direito e responsabilidade digital
Há um conjunto básico de direitos estendidos a todos os cidadãos digitais. Os cidadãos digitais têm direito à privacidade, liberdade de expressão, etc. Os direitos digitais básicos devem ser abordados, discutidos e compreendidos no mundo digital. Com estes direitos também vêm responsabilidades. Os utilizadores têm de ajudar a definir como a tecnologia deve ser usada de forma adequada. Numa sociedade digital, estas duas áreas têm de trabalhar em conjunto para que todos possam ser produtivos.
Numa visão mais pessoal, considero a evolução do mundo digital tem as suas vantagens mas também desvantagens. Com este texto de alertar os usuários das tecnologias para os aspetos importantes que foram referidos e que respeitassem os seus direitos bem como os de todos os utilizadores. Para usufruir de uma sociedade digital saudável temos de fazer por ela e cada um de nós tem um papel importante nesse objetivo.
Espero que tenham gostado da abordagem deste tema!
-
Comentários
Enviar um comentário